quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Yoga

Sempre fui fã de carteirinha dessa prática.
Faço 1h10min de aula 2x por semana e achei uma reportagem no site da Minha Vida, que me deixou muito feliz, leiam e depois comentem:

Barriga sarada com prática de ioga
É inevitável não notar aquele indesejado pneuzinho toda vez que a gente fica na frente do espelho. A vontade é acabar com o dito cujo de qualquer forma e o mais rápido possível. E quando se busca um abdômen definido, as mulheres recorrem logo ao abdominal, à ginástica localizada, aos cremes milagrosos e até mesmo aos tratamentos em clínica de estética. Tanto esforço nem sempre vale a pena. Mas para quem quer garantia de uma barriga sarada, uma alternativa é trocar as infinitas horas suando a camisa pela prática da ioga.
Poucos acreditam, mas a professora de Educação Física e instrutora da prática Samara Queiroz confirma: "fazer ioga fortalece - e muito - a região abdominal". Conhecida por proporcionar um equilíbrio físico e mental, essa técnica oriental é mais do que uma simples meditação. "Ela ajuda a melhorar a respiração, trabalhando diversas posturas e exigindo um esforço concentrado em um músculo especial: o abdômen", explica.
Segundo a professora, trabalhar a região da barriga é fundamental para auxiliar na nossa sustentação. Por isso, em uma determinada postura, se o músculo abdominal não estiver enrijecido, a coluna pode dobrar mais do que o corpo permite, o que prejudica a coluna e toda a estrutura óssea.
Dominar o corpo através da mente é o segredo da ioga. Para manter o equilíbrio e conseguir permanecer por um bom tempo na mesma posição, exige-se uma contração incessante da barriga. É aí que começa o trabalho de enrijecimento muscular rumo à barriga sarada.
Embora as técnicas sejam bem diferentes, os resultados da ioga e das aulas de abdominais são bem parecidos. De acordo com Samara, a única divergência é quando se pratica musculação, porque esses exercícios envolvem cargas, exigem mais do corpo e trazem um retorno diferenciado da ioga, que trabalha muito a resistência.
Mais do que buscar um alívio para o stress por meio da meditação, o motivo da procura pelas aulas de ioga vem sendo cada vez mais o fortalecimento dos músculos. Se a meta é não medir esforços para ter uma barriga sarada e de fazer inveja para qualquer mulher, Samara aconselha "pegar firme" na ioga e praticar, no mínimo, três vezes por semana.
"No primeiro mês em que se pratica o exercício já é possível sentir uma melhora na qualidade de vida", afirma. Mas quando o intuito é conseguir uma barriga enxuta e firme, a especialista assegura que os resultados já podem ser notados três meses depois de começar a praticar a técnica.

2 comentários:

Unknown disse...

Esta ai uma coisa que tenho muita curiosidade de fazer, mas não sei se tenho paciencia, sou mega agitada. Com relaxamento na academia não consigo me desligar das coisas.
Qualquer dia desses eu tento.
Um beijão

Anônimo disse...

olá, ainda não fiz minha redução, mas apos 4 anos de luta em janeiro eu opero. bjos