quinta-feira, 19 de março de 2009

Matéria interessante da revista Sua Dieta:

Como fazer uma boa refeição

1 – A escolha do ambiente faz toda a diferença. Quanto mais sossegado e harmônico, melhor você conseguirá comer. Locais barulhentos devem ser evitados!

2 – Faça uma coisa de cada vez. A hora da refeição deve ser dedicada apenas à refeição. Nada de ligar a televisão ou falar ao telefone ao mesmo tempo em que come. Isso pode fazer com que você se distraia e acabe exagerando!

3 – Antes de partir para o prato principal, capriche na salada. Começar por ela fará com que você controle o seu apetite e seja mais moderado no consumo de gorduras, carboidratos e proteínas.

4 – Lembre-se de que para emagrecer você tem que comer corretamente e não deixar de comer. Por isso, nada de pular as refeições. Se estiver sem fome, coma em pequena quantidade. Estruture o seu dia para se alimentar a cada 3 horas. Os lanches intermediários são importantíssimos para que você não exagere nas refeições principais.

5 – Quanto aos líquidos durante as refeições, a palavra certa é “moderação”. O recomendado é beber um copo (200 ml) de água ou suco natural sem açúcar por refeição. Bebidas alcoólicas e refrigerantes atrapalham a absorção de alguns nutrientes.

6 – No jantar, o ideal é fazer uma refeição mais leve. Um lanche saudável ou uma sopa são ótimas dicas.

7 – Sabe aquela mania de acabar de comer e ficar sentado à mesa só conversando? Isso é, na verdade, um estímulo a comer mais. Para evitar a tentação, ao final da refeição, retire todos os alimentos da mesa.

8 – Tudo bem que sobremesa é uma delícia. Porém, se quiser manter uma vida saudável e perder alguns quilinhos, esqueça os doces! Substitua-os por frutas.

9 – O café e os chás que contêm cafeína também não são nada bem vindos após as refeições. Essa substância compromete a absorção do cálcio e do ferro.

10 – Em relação ao cochilo depois do almoço, pode ficar tranqüilo porque ele está completamente liberado! Aliás, ele até contribui para uma boa digestão.

11 – Não torne a sua refeição monótona. Tente variar no cardápio e esteja aberto a novos pratos!

12 – Evite frituras em qualquer refeição. Elas retardam o esvaziamento gástrico e a digestão fica mais lenta. Isso faz com que você fique indisposto no resto do dia.

ATENÇÃO! Todas as informações sobre dieta e serviços de dieta oferecidos pelo SuaDieta não substitui o acompanhamento e dieta prescrita por profissionais de saúde como: médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.

Nenhum comentário: